sexta-feira, 6 de julho de 2012

VALDIR BARDI – PREPARADOR DE GOLEIROS NA COREIA DO SUL.

Fala pessoal chega a minha vez de falar da minha carreira.Comecei a descobrir a paixão de ser goleiro vendo Veloso e Sérgio na época de ouro do Palmeiras, logo comecei a treinar na escolinha do clube caxambu em judiai onde fui campeão de vários torneios regionais e deslanchei pelo Brasil a fora, como jogador passei por clubes como Caxambu, Jarinu, esses menos conhecidos depois passei por clubes de mais expressão como portuguesa de desportos, ituano, Bragantino, Fluminense RJ, Interporto TO, Gremio Maringa PR, Esporte clube Mauaense SP, Osasco SP, Osvaldo Cruz SP.Nunca fui um excelente goleiro mas sempre fui atencioso aos treinamentos e agradeço muito aos preparadores que me treinaram porque sem eles hoje eu não saberia passar um pouco dessa experiência aos meus goleiros, por isso meus agradecimentos a eles:


Leandro fioretti(ituano), Nilson(Bragantino), Joao(fluminense)Claudizan(interporto To) neneca(esporte clube campo limpo) Wilsão(osvaldo cruz), Luan (gremio maringa) Erastos (Caxambu), Mário (jarinu). Em especial a dois treinadores José Carlos e ao falecido Guto(jarinu) que foram como verdadeiros pais na minha infância.




Bom a carreira como prep de goleiro ainda e curta comecei na Coreia mesmo em 2008 e de la pra cá trabalhei em 3 times conquistando 2 titulos um vice campeonato e uma terceira colocação todos pelo time eonnam fc.Tambem tive a felicidade de ter 3 goleiros convocados pra seleção de base coreana hyon bin(daewha) seleção sub 15 em 2008 Seung kyu(eonnam) seleção sub 18 em 2010 e agora An ji hyung (eonnam)seleção sub 17 2011.Outro motivo de orgulho e poder estar chegando junto com meu amigo professor carlos onde outro brasileiro não conseguiu chegar aqui na Coreia, estamos com uma academia de goleiro e hoje contamos com 11 goleiros treinando em duas turmas, sei que não cheguei em lugar nenhum ainda mas estou almejando e trabalhando para chegar longe, quem saiba ainda eu possa dividir muitas alegrias com vcs aqui no blog já que sou um dos idealizadores do blog wingedgoalkeeper muito obrigado pela atenção, bardicoach


Outra coisa que gostaria de lhes falar e sobre o blog que um parceria nova junto com meu amigo Rogger e que vem dando muito certo em menos de 1 mês já chegamos a 3000 vizualizacoes e queremos chegar ainda mais longe com o apoio e colaboração de vocês muito obrigado de coração.




Confiram agora um bate-papo com o professor Bardi, com perguntas enviadas por alguns dos nossos fieis leitores:










@GeBianchini: Como surgiu a oportunidade de ir para a Coréia?

-

R: A oportunidade surgiu com o meu amigo professor Carlos, na verdade eu tinha parado de jogar a 3 meses e estava trabalhando em um hipermercado na minha cidade.

-

@HeitorCeni: Valdir, sua adaptação ao modo de jogo dos goleiros sul-coreanos foi difícil, quando essa postura é comparada com aos goleiros brasileiros?

-

R: Olha não foi fácil não muita coisa diferente do Brasil goleiros sem fundamentos, e todos muito duros trabalham muita forca por aqui esquecendo a técnica tudo isso foi muito difícil mas creio que de 0 a 100 melhoraram uns 90%.

-

@PedroNakamura : Com as crescentes grandes exibições de goleiros alemães na Bundesliga, e um bom número de jovens talentos sendo revelados na Alemanha, você ainda acredita que a escola alemã é mecanizada e ultrapassada? Por quê?

-

R: Olha só, no meu ponto de vista existe uma diferença entre um pegador de bolas e um goleiro, a escola alemã no quesito defesa mano a mano e a número 1 no mundo indiscutível isso, mas chuta uma bola de fora da área e verá que o goleiro não consegue segurar uma bola, não são técnicos é nisso que eu acho que eles pecam! Muita força e pouca técnica, como disse o prep. de goleiros Alex do São José do RS: “Goleiros robotizados para um futebol robotizado”.

-

@PedroNakamura : A altura hoje em dia é um requisito básico em times grandes, principalmente no Brasil, sobrepondo até qualidades técnicas. Você acredita que a altura é uma necessidade básica para um bom goleiro?

-

R: Goleiro não precisa ser alto tem que ser bom os melhores do mundo na atualidade não tem 1,90, Cassilas, Júlio Cesar, Guilhermo Ochoa.

-


@PedroNakamura : Você crê que os goleiros antigos foram melhores que os da atualidade? Justifique.

-

R: Não posso comparar o futebol antigo com o futebol moderno, seria uma injustiça!

-

@PedroNakamura : Qual o melhor goleiro que você já viu jogar, e por quê?

-

R: Outra pergunta que não posso me justificar em um único goleiro, mas cresci vendo o Marcos fechando o gol do Palmeiras, o Rogério Ceni marcando o 100º gol e fechando muito também, recentemente Guilhermo ochoa, acho que pegando um pouco da qualidade de cada um monto o goleiro perfeito.

-

@Sidivan01: Pra você quais são as diferenças de um goleiro brasileiro pra um coreano?

-

R: Sidivan, a maior diferença creio que seja a cultura no Brasil, o goleiro já vem de uma cultura de futebol aqui, na Coreia, nasce para estudar muitos dos goleiros são apresentados ao futebol com 13, 14 anos, sem antes terem sequer jogado por brincadeira, já o brasileiro, o primeiro presente é a bola.


-


@BrunoLuiz_01: Quando você chegou na Coréia do Sul, qual foi a reação dos goleiros após saber que seu preparador de goleiros seria brasileiro ?

-

R: Na maioria das vezes é alívio viu porque o goleiro sul coreano tem consciência que o prep. de goleiro sul coreano não sabe muito da posição e alívio também porque vão ter um cara que não vai bater neles.




@DaniStiaque: O que você acha que, em curto prazo, pode ser melhorado no futebol feminino brasileiro?

-

R: Profissionalizar e estruturar o futebol feminino que pede socorro no nosso pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário