quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Adaptação: Pular corda para o treinamento de goleiros - Valdir Bardi

Olá, amigos, preparadores de goleiros, goleiros e amantes dessa posição, antes de falar sobre a adaptação, quero dizer que não sou o criador dessa adaptação, pois já vi alguns preparadores de goleiros pelo mundo usarem, mas deixarei aqui o meu parecer, a minha história, os benefícios e malefícios do uso desta adaptação. Primeiramente vou contar como tive essa idéia: Desde quando cheguei à Coreia do Sul, em 26 de outubro de 2008, me deparei com esse costume que o sul coreano tem em pular cordas, aprendem e criam um hábito de tal exercício, ainda nas kindegarter schools, com 6, 7 anos de idade em média, depois passando por elementary e midle schools e até chegarem em high schools se utilizam muito desse exercício.

Os jogadores também são instruídos erradamente, infelizmente, a pularem corda, dizendo que ajudam no crescimento, de onde tiraram isso eu não sei, mas que ajuda na coordenação motora, condicionamento físico, e fortalecimento de músculos dos membros inferiores e abdômen isso eu acredito e já foi provado por diversos artigos.

No começo, eu era contra tal exercício para jogadores de futebol, achava que fugia da nossa realidade, mas analisando mais afundo o exercício, pude ver que ali se ganhava as mesmas valências que um goleiro precisa das quais são:

*Agilidade

*Velocidade

*Coordenação

*Velocidade de reação(dependendo do exercício)

*Equilíbrio

Sem falar da parte física, já citada acima, fui pesquisar mais afundo e descobri algumas curiosidades para quem está buscando a forma física ideal, pular corda por 20 minutos corresponde a uma corrida de 40 minutos foi uma das curiosidades encontradas.

Mas como tudo tem seus prós e contras, os contras de pular corda: por ser um exercício de impacto, pessoas que tem lesões em joelhos ou articulações de membros inferiores podem sofrer com o desconforto ou até as pessoas que estão hoje acima do peso, são desaconselhadas a fazer tais exercícios , evitem também fazer tal exercício em local que não tenha absorção de impacto, assim você estará cuidando melhor de seus joelhos e articulações
Fonte:  www.gilmarachaves.blogspot.com
Feito a pesquisa para saber se estava no caminho certo, fui atrás de buscar opiniões de preparadores de goleiros mais experientes, muitos amigos me apoiaram nessa ideia, até então inovadora, pensando que se já adaptaram a bola de rugby para o treinamento de velocidade de reação, a bola de vôlei, pela sua maior velocidade em treinamentos de cruzamentos, a bola suíça em treinamentos funcionais, as famosas trações, o colete pesado para treinamento físico, a bolinha de tênis também para velocidade de reação, entre outras “adaptações” por que não colocar a corda como mais um objeto que pode agregar e ajudar na preparação do goleiro?

A ideia não é pensar que estou revolucionando a preparação de goleiros, e sim saber que a posição está evoluindo e com isso nós, preparadores de goleiros, ganhamos mais opções de treinamento, para usarmos em todas as categorias de base, ou até mesmo no profissional

Dentro do exercício de pular corda existem algumas formas específicas que podem ser adaptadas ao treinamento dos goleiros.

Execução

Percebe-se que o goleiro não movimenta os braços para cima ou para baixo, somente o punho faz o movimento para girar a corda sobre o corpo ditando o tempo para qual tipo de exercício que será executado. O que aconselho é começar do modo mais fácil para o modo mais difícil, conforme o atleta for melhorando seu desempenho com a corda, aumenta-se o grau de dificuldade do exercício, que podem ser feitos com ou sem bola. E em categorias de iniciação onde o goleiro poderá treinar as valências abaixo citadas.

Exercício 1: Sem bola. Onde o goleiro pula corda normalmente somente alternando a passada.
Exercício 2: calcanhares para traz chute leve para frente alternando as pernas.
Exercício 3: saltando frente  lado esquerdo ou direito e costas.
Exercício 4: saltos laterias.
Exercício 5: elevando os joelhos, fazendo o movimento de skip parecido com o pike.

Exercício 6: salto, onde o atleta em somente um salto tenta passar a corda duas vezes por debaixo do corpo, exercício realizado por quem já tem experiência com esse tipo de treinamento.
O que aconselho é começar do modo mais fácil para o modo mais difícil, conforme for pegando o jeito e se adaptando a corda, aumenta-se o grau de dificuldade do exercício, que podem ser feitos com ou sem bola. E em categorias de iniciação onde o goleiro poderá treinar as valências acimas citadas.
Esses foram alguns dos exercícios feitos sem a bola, abaixo os exercícios com bola.

Abaixo alguns exercícios com a bola em breve quem quiser poderá acompanhar pela minha conta no youtube se inscrevam no canalhttp://www.youtube.com/user/Bardigkcoach/videos

Exercício 1: com bola(aquecimento)

Exercício 2: com bola (aquecimento)
Exercício 3: com bola coordenação e explosão
Espero ter somado um pouco de conhecimentos aos amigos.

Valdir Bardi, preparador de goleiros Dongsin midle school.




Nenhum comentário:

Postar um comentário